Um site ainda é um bom investimento para o seu negócio?

Você provavelmente ainda se lembra daqueles tempos, no passado distante, em que a única opção que tinha para encontrar o que precisava é navegar por catálogos volumosos e das Páginas Amarelas. Tedioso … devagar … e muitas vezes imprecisos ou com falta de informações.

Mas o mundo passou por várias transformações hoje em dia, quando as pessoas precisam procurar informações sobre um produto, local ou serviço de que precisam, elas simplesmente acessam o PC ou usam um tablet ou smartphone conectado por Wi-Fi e o Google naquilo que procuram e…. Eureca! Os links para os sites mais relacionados são sugeridos nos resultados da pesquisa.

Do ponto de vista comercial, os clientes existentes e as pessoas que desejam saber mais sobre um negócio específico também procuram o site oficial da empresa. Seria realmente difícil se esses clientes em potencial não encontrarem um site decente sobre o seu negócio, exceto talvez algumas listagens em diretórios on-line que não digam muito sobre o que você tem a oferecer para seus clientes, ou apenas nas redes sociais que mudam a cada momento e exigem cada vez mais dos empresários.

Imagine você e sua empresa nessa situação. Isso não seria desastroso? Evite colocar sua empresa e sua marca nesse cenário investindo em um site profissional que mostre sua empresa, produtos ou serviços. Se você ainda não está convencido com esta introdução sobre por que um site é um grande investimento comercial , as seguintes informações surpreendentes certamente o farão.

 

Algumas estatísticas reveladoras

Uma pesquisa publicada pela Revista Época Negócios  aponta que devido a pandemia do Covid-19 houve um crescimento de 48% entre maio de 2019-2020. Ela traz os dados consolidados de 2019 no comércio eletrônico mostrou o quanto a quarentena já influenciou nos números dos primeiros meses de 2020.

Em relação ao mesmo período do ano anterior (da segunda quinzena de março até o fim de abril), houve crescimento de 48,3%. Comparado ao período pré-covid (do início de fevereiro à primeira quinzena de março), o crescimento foi de 14,4%. No consolidado de 2019, o e-commerce ultrapassou a marca de R$ 60 bilhões em faturamento e atingiu 148 milhões de pedidos.

E de 1º de janeiro até 30 de abril de 2020, já foi atingido 32% do resultado de todo o ano anterior. Os dados integram a 41ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do País elaborado semestralmente pela EbitNielsen – em parceria com a Elo.

 

No ano passado, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 16,3%, para R$ 61,9 bilhões, impulsionado pelo aumento de 21% no número de pedidos. O aumento do número de pedidos foi acompanhado pelo maior número de novos consumidores: apenas no ano passado, 10,7 milhões de pessoas estrearam suas compras no ambiente online, alta de 9% sobre 2018.

Em outro relatório da HubSpot , foi destacado que 86% dos usuários da Internet usarão meios online para procurar informações sobre um produto. Do ponto de vista comercial, isso significa que marcas e produtos com presença on-line podem ter uma chance maior de serem encontrados por esses consumidores. E para as empresas que têm presença on-line, 22,% dizem que utilizam o blog para atrair mais clientes e 78% utiliza apenas Facebook e Instagram.

Como ter uma presença online significativa? Invista em um site profissional!

O “custo” de gerenciar um site

Muitos proprietários de pequenas e médias empresas têm em mente que ter um site profissional custará um braço e uma perna. Eles preferem ter uma página no Facebook e Instagram torná-lo seu site oficial. Emboraesse canais  atraia novos clientes, este a rede social é apenas uma ferramenta para atrair pessoas ao seu site ou página de vendas, onde ocorrem as reais ações de negócios.

Além disso, o Facebook e Instagram mudam constantemente as suas regras,os “conhecidos” algoritmos e sempre os principais prejudicados são as empresas, que têm cada vez maior dificuldade de alcançar novos clientes, principalmente de forma orgânica.

Ao contrário do que pensam maior parte dos empresários, você pode ter um site com aparência profissional sem gastar muito. Você pode ter um site feito profissionalmente a um custo menor do que a publicidade offline com panfletos, jornais, revistas, outdoor e carro de som. É mais econômico do que as ferramentas de marketing tradicionais, pois os sites podem ser executados desde que você tenha domínios e serviços de hospedagem atualizados, enquanto os demais anúncios  podem oferecer publicidade apenas por alguns dias, no máximo.

Os sites também fazem parte da estratégia de marketing digital, com clientes em potencial visitando seu site por meio da Otimização de mecanismos de pesquisa ou Mídias sociais. Essa é uma abordagem muito econômica do que investir em técnicas tradicionais de marketing de saída, como chamadas a frio, que não são apenas muito caras de manter, mas também raramente produzem grandes resultados. Os sites são realmente ótimas ferramentas para economizar mais dinheiro e gerar mais lucros. Mas isso não é tudo….

Os benefícios de investir em um site para sua empresa

A seguir, é apresentada uma breve visão geral do que um site pode fazer pelos seus negócios. Essa  lista com certeza fornece informações relevantes sobre o que você pode esperar de investir em um site.

  • Um site é o centro de sua presença on-line

As pessoas pesquisam quase tudo na Web, e um site servirá como o QG para todas as pesquisas sobre sua empresa, produtos ou serviços acabarão por levar. É o seu cartão de chamada on-line, o folheto e o perfil da empresa na Internet, onde você pode causar essa primeira impressão muito importante com os clientes em potencial. Sem um site, as pessoas que o procuram on-line podem encontrar alguns problemas para encontrar mais informações sobre você.

  • Redes Sociais não são suficientes

Tenho visto um erro clássico em muitos empresários ao se tratar de marketing digital , com o advento das redes sociais muitos acham que não precisam de um site para a sua empresa, que vão fazer tudo pelo Facebook ou Instagram e pronto.

Mas isso é um perigo! Vamos relembrar o caso do velho Orkut que foi embora e faliu muitos negócios, mais recente temos o facebook, que mesmo vendendo, perdeu forças pois a maior parte dos usuários jovens migraram para o instagram.

As redes sociais também não estão ali para serem boazinha, cada vez mais elas forçam os empresários a investirem em suas plataformas para conseguirem alcançar novos clientes pois é da publicidade que elas tiram o seus lucros.

O seu site terá as suas regras e lá é você que comanda!

  • Um site dá mais credibilidade à sua empresa

Existem muitos golpistas e empresas noturnas por aí. Por isso uma empresa respeitável seria profissional o suficiente para ter seu próprio domínio e site hospedado tem maior credibilidade. Os sites também podem ter informações relevantes sobre o seu negócio, como histórico da empresa, diretores, certificações, projetos concluídos, parceiros e até depoimentos que as pessoas consideram muito relevantes para avaliar a credibilidade do seu negócio.

  • Um site oferece aos clientes acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana ao seu negócio

Os sites também oferecem uma maneira muito econômica de as empresas terem operações 24/7, que os clientes podem acessar a qualquer hora do dia. Muitas empresas on-line podem ser realizadas 24 horas por dia usando procedimentos automatizados e formulários on-line, incluindo serviços de pagamento, sem a necessidade de uma pessoa viva. Consultas, assistência técnica e serviços gerais de atendimento ao cliente também podem ser realizados usando as ferramentas on-line do seu site.

  • Um site permite que sua empresa concorrer nos mercados local e global

As empresas podem usar seus sites como alavanca para fazer negócios em escala local, nacional ou mesmo global. Os limites regionais são praticamente inexistentes para empresas com presença on-line. Um cliente local pode negociar com você com a mesma eficiência que o cliente de todo o mundo pode e deseja. O que isso significa é que sua empresa pode ter o potencial de obter uma fatia ainda maior do mercado global com um site com design profissional.  

  • Um site permite gerar novos leads de negócios

Nem todos os visitantes do site podem se tornar clientes automaticamente, mas leads de marketing muito importantes podem ser gerados a partir dessas visitas, usando ferramentas de captura de leads que você pode incorporar ou integrar aos seus sites. Essas ferramentas permitem que você obtenha mais informações e detalhes de contato de seus visitantes, permitindo que você os contate posteriormente com informações ou atualizações sobre seus produtos ou serviços. Eventualmente, as informações e o valor que eles obtêm dessas conexões subseqüentes podem transformá-los em clientes pagantes.

  • Um site permite que você interaja diretamente com os clientes – tornando-os clientes fiéis

O site permite que você interaja com os visitantes do site, principalmente clientes regulares e novos. Esse relacionamento pode ser nutrido por meio de seus sites, dando-lhes mais valor com as compras anteriores. Isso inclui suporte consistente ao cliente, informações adicionais que seriam úteis para eles e produtos eletrônicos, como livros, aplicativos e informações que você pode oferecer gratuitamente – obtendo mais lealdade deles e, eventualmente, convertendo-os para se tornar um cliente fiel.

O cenário global de negócios mudou e está constantemente mudando dos métodos tradicionais para os canais on-line e interativos, onde o envolvimento social por meio de sites é essencial para o sucesso dos negócios. Esses e outros benefícios fornecem os principais motivos pelos quais ter um site profissional é uma ótima decisão e investimento de negócios – oferecendo vários passos à frente dos concorrentes.

 

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