PLATÃO, GURUS E OS MITOS DO MARKETING DIGITAL

Uma das histórias mais famosas no mundo ocidental é sem dúvida o mito ou alegoria de Platão. Para quem não se lembra é aquela parábola  onde um grupo de pessoas viviam aprisionadas em uma caverna, certa vez um prisioneiro consegue fugir e encontra o “mundo real”.

Igualmente muitos empreendedores estão presos em suas cavernas, que são os modelos de gestão e visão ultrapassada, esses não conhecem o “mundo business real”. Mas é na realidade, além das sombra dos antigos conceitos off-line, que  acontecem vários negócios e as pessoas vivem de forma diferente daqueles que estavam presos em sua caverna, com entendimentos  antigos sobre os negócios.

No mundo real o marketing digital é uma estratégia de negócios indispensável no mercado atual,  não há dúvida sobre isso. Tornou-se tão onipresente ao ponto que foi incorporado em nossas vidas diárias. Os anúncios que vemos nas mídias sociais e nos mecanismos de pesquisa, os vídeos que consumimos nas plataformas de compartilhamento de vídeos e os artigos que gostamos de ler em nossos smartphone são todos componentes do marketing digital que mudaram significativamente a forma como as empresas competem e obtêm sucesso atualmente.

O marketing digital  tornou-se tão poderoso – a ponto de muitos empresários acharem que é algo surreal, coisa de outro mundo. Outra visão equivocada é aquela que e todos os conceitos, estratégias e táticas que são produzidas pelos chamados “gurus” são infalíveis e verdadeiros.

É  verdade que o marketing digital está sempre mudando; o que antes era a verdade não é mais aplicável. No entanto, é uma história completamente diferente se alguém se apegar a certas noções sobre marketing digital que não são mais verdadeiras em primeiro lugar.

Detalhamos os principais mitos do marketing digital e a verdade por trás dessas falsas crenças e gurus do marketing.

Mito 1: Baixo orçamento pode produzir resultados enormes

Você pode obter resultados muito substanciais de uma campanha básica de marketing digital criada com um orçamento apertado.

Realidade:

A arena do marketing digital mudou significativamente na última década. Cada vez mais empresas estão incorporando o marketing digital em seu orçamento de marketing, até mesmo pequenas empresas. Isso significa que a concorrência ficou mais difícil e as empresas precisam pagar mais para obter resultados semelhantes aos de seus concorrentes.

De fato, uma pesquisa feita descobriu que as porcentagens de pequenas e médias empresas planejavam aumentar seu orçamento de marketing para as seguintes áreas:

  • 59% aumentarão seu orçamento em marketing de mídia social.
  • 50% aumentarão seu orçamento em marketing para celular.
  • 42% aumentarão seu orçamento em email marketing.

Além disso, o sucesso no marketing digital só pode ser alcançado com  holística – o que significa tirar proveito de todas as estratégias possíveis da maneira mais eficiente possível para obter melhores resultados.

De SEO, PPC e marketing de conteúdo a marketing de vídeo, email marketing e marketing de mídia social, o cenário digital atual abrange muitas estratégias que devem funcionar em conjunto para produzir resultados substanciais, para isso, é necessário mais orçamento para o marketing digital.

Mito 2: As campanhas podem funcionar sem supervisão ou colaboração

Campanhas de marketing digital terceirizadas podem gerar resultados mesmo com zero intervenção ou colaboração da sua empresa.

Realidade:

Para ter uma experiência produtiva de marketing digital terceirizado, a empresa deve entender que o processo deve ser colaborativo durante toda a parceria. Um relacionamento de terceirização é uma solução eficaz que só funciona se todos trouxerem seus pontos fortes para a mesa.

Os profissionais terceirizados de marketing digital precisam usar seus conhecimentos, habilidades e as ferramentas certas para planejar, implementar, monitorar e melhorar estratégias projetadas para gerar novos negócios para a empresa. A gerência da agência precisa treinar e gerenciar continuamente seu pessoal e tomar as ações necessárias para melhorar ainda mais suas habilidades.

Por fim, a empresa cliente deve fornecer à agência um conhecimento profundo sobre sua marca, produto ou solução, decidir os objetivos que deseja alcançar e fazer recomendações com base nos resultados fornecidos pela empresa. Afinal, a agência de marketing digital que você escolher promoverá a empresa e sua marca, por isso é essencial ter um entendimento claro da empresa, bem como de suas práticas e objetivos de negócios.

 Mito 3: Abordagem do tipo “tamanho único” em vários canais

O que funciona em SEO também pode ser aplicado em marketing de mídia social, email marketing, marketing de conteúdo, etc.

Realidade:

Os empresários tendem a procurar respostas simples e claras quando se deparam com um problema. É por isso que você pode encontrar muitos artigos intitulados “o guia definitivo” ou “chaves para uma campanha bem-sucedida” como se esse conteúdo fosse feito especificamente para solucionar seus problemas.

A triste verdade é que não existem truques simples para o marketing online de sucesso, muito menos um modelo multiuso que pode ser implementado em todas as estratégias de marketing digital. O que está disponível, no entanto, são estratégias de monitoramento de dados que as empresas podem usar para coletar informações sobre suas campanhas em cada canal – do SEO ao social – e fazer as melhorias necessárias ao longo do caminho.

No marketing digital, aprender a monitorar suas análises é essencial para maximizar o potencial de cada canal digital que você está usando.

 

Mito 4: O ROI desta estratégia vem rapidamente

Planeje uma boa campanha de marketing digital e, quando for lançada, você obterá seu ROI em pouco tempo.

Realidade:

Muitas empresas e profissionais de marketing acreditam que, quando gastam uma certa quantia em X em SEO, email marketing ou marketing de mídia social, recebem 3x ou 4x dessa quantia em vendas e lucros imediatamente. No entanto, além do fato de que medir o ROI é um desafio enfrentado pelos profissionais de marketing digital, realizar o ROI com essa estratégia também levará tempo.

Na maioria dos casos, as únicas estratégias de marketing digital capazes de gerar resultados quase imediatos são as de curto prazo – campanhas de PPC e anúncios pagos. Além desses dois, a maioria dos tipos de marketing digital é projetada para produzir Resultados a longo prazo e benefícios contínuos para a empresa, como SEO.

Mito 5: Alto tráfego no site é essencial 

Campanhas lucrativas de marketing digital só podem ser realizadas se o site ganhar muito tráfego.

Realidade:

Esse é um dos mitos que podem ser facilmente desmascarados com uma lógica simples. Imagine o seguinte case: pegue um grupo de 1.000 jovens adultos e os coloque em uma loja que vende acessórios e roupas para adolescentes. Quantos provavelmente ficarão na loja por mais de alguns segundos e, mais importante, quem provavelmente fará uma compra?

A resposta é obviamente nenhuma nos dois casos, o que significa que todos os esforços para atrair esses clientes para ir a essa loja foram desperdiçados tempo e dinheiro. Ter alto tráfego no site não tem valor, a menos que seja convertido um tráfego de alta qualidade. Portanto, é perfeitamente possível experimentar uma diminuição no tráfego e um aumento na receita no marketing digital.

Mito 6: SEO não é mais eficaz

Os mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, estão evoluindo rapidamente a cada ano, e novos recursos de pesquisa estão sendo mais utilizados por pessoas como pesquisa por voz e visual do que a pesquisa tradicional baseada em texto. Portanto, o SEO já teve seu dia.

Realidade:

Existem muitos artigos on-line dizendo a mesma coisa: SEO está morto. Mas esse não é o caso de jeito nenhum. SEO não está morto, mas está em constante evolução. As táticas que eram eficazes há 4 ou 6 anos atrás provavelmente fariam pouco hoje, além de prejudicar seu site.

De qualquer forma, o SEO é tão importante quanto sempre foi. De fato, as últimas pesquisas revelam que 45% das empresas de todos os setores e 50% das pessoas que trabalham em agências de marketing / publicidade dizem que o SEO oferece um ROI bom a excelente.

Mito 7: Mais é melhor no marketing de conteúdo

Para que seus esforços de marketing de conteúdo obtenham força e produzam resultados quantificáveis, você precisa criar e publicar conteúdo o mais e com a maior frequência possível.

Realidade:

O marketing de conteúdo é frequentemente considerado o núcleo de qualquer estratégia de marketing digital, o que explica por que muitos supõem que a produção de mais conteúdo em um curto espaço de tempo os ajudará a ter sucesso nessa área. 

Você pode realmente se basear nessa noção, mas apenas se o conteúdo produzido for de excelente qualidade. Caso contrário, os recursos que você usou para criar essa pilha de conteúdo medíocre não serão apenas desperdiçados; também enterrará sua empresa no fundo do buraco da armadilha de saturação de conteúdo.

 

A luta contra a saturação de conteúdo tornou-se um dos problemas prementes do marketing digital atualmente. Com isso, deve ficar claro agora que, para realmente ter sucesso nessa área, é preciso sempre priorizar a qualidade sobre a quantidade. A menos que você possa produzir conteúdo estelar, que possa reduzir o ruído, a criação de conteúdo de baixa qualidade com mais frequência fará mais mal do que bem – mesmo que seu site tenha uma classificação alta em SERPs.

 Mito 8: o marketing digital é mais fácil que o marketing tradicional

Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital segue um processo muito mais direto; você só precisa criar um site, escrever e publicar conteúdo, fazer anúncios pagos e pronto – você criou uma campanha de marketing digital eficaz!

Realidade:

O marketing digital não é uma bala mágica que pode instantaneamente tornar sua empresa mais competitiva. Assim como o marketing tradicional, essa estratégia exige muito trabalho, que em muitos casos é de natureza extremamente técnica.

Mas, diferentemente das estratégias de marketing da velha escola, nas quais quase tudo depende da publicidade, o marketing digital existe em uma arena onde a conexão, o engajamento e a conversa com o público-alvo e os seguidores da marca são mais importantes – feitos mais difíceis de alcançar do que apenas pendurar um monte de anúncios de lonas e distribuindo panfletos fotocopiados no mundo físico.

Existem muito mais conceitos errados sobre o marketing digital, por isso é essencial manter-se atualizado e ter conhecimento das últimas notícias para evitar cair nessas armadilhas.

Faça um esforço extra ao estudar marketing digital e, mais importante: escolha apenas uma agência de marketing digital que execute apenas estratégias comprovadas e possa fornecer a seus clientes expectativas realistas para sua campanha.

Nós da Zaigon Digital podemos te ajudar! Entre em contato com nosso time de especialista e tenha os melhores resultados.

 

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