OS CINCO ERROS A EVITAR NO MARKETING DIGITAL

O marketing digital pode parecer algo fácil, mas não é!

Quando você começa a descobrir as possibilidades que ele te oferece é quase impossível não ficar encantado com tantas ferramentas, ações, possibilidades de ganhar dinheiro e conversar com seu cliente através da web, não é mesmo?

Mas como utilizar o marketing digital da maneira correta? São muitos os passos para o sucesso no marketing digital, listamos aqui os cinco erros mais comuns que os empreendedores cometem ao tentar utilizar o marketing na web para alavancar seus negócios.

Vamos a eles:

1: iniciando uma campanha de marketing digital sem uma estratégia documentada

Assim como outros tipos de marketing, uma estratégia cuidadosa e documentada é um fator decisivo que pode criar ou interromper toda uma campanha de marketing digital.
O fracasso em criar uma estratégia documentada também é um desperdício de oportunidades, especialmente quando se trata de superar outros concorrentes.
Com base nas pesquisas recentes, apenas 32% dos profissionais de marketing estão dispostos a investir algum tempo na preparação de estratégias de marketing concretas e detalhadas. Em outras palavras, o planejamento de uma campanha de marketing digital já é uma ferramenta que pode ser usada para superar a concorrência no mundo do comércio.

2: Não ter uma definição clara do público-alvo

Definir o seu público-alvo é crucial no marketing digital. Embora isso possa parecer um acéfalo, entender os consumidores em um nível mais profundo aumenta ainda mais o sucesso de uma campanha de marketing digital. Não se trata apenas de determinar dados básicos sobre clientes, como preferências e dados demográficos. Um método popular de definir adequadamente os compradores-alvo é criar uma “persona do comprador”.
Uma persona de comprador é como um modelo ou representação quase perfeita de um público-alvo ideal. Ter uma persona de comprador torna uma empresa mais capaz de conhecer ou prever as necessidades de seus clientes, o que poderia ajudar muito na implementação de estratégias de marketing digital.
Por outro lado, não ter uma definição clara de público-alvo pode trazer uma impressão negativa para uma empresa, restringindo sua capacidade de fornecer uma experiência de qualidade ao cliente.

3: Erro ao estabelecer uma conexão com os clientes online

O marketing digital está generalizado da internet. Graças à tecnologia moderna, os profissionais de marketing digital agora podem tirar proveito de várias plataformas online para aumentar o reconhecimento da marca e atrair clientes em potencial.
As pessoas agora estão se tornando cada vez mais dependentes da Internet, que também pode influenciar suas decisões de compra. De fato, a pesquisas do Google sugere que 93% dos consumidores leem comentários on-line para empresas locais.
Se eles estão bastante satisfeitos com as críticas, há uma boa chance de que também deixem de lado alguns comentários positivos. Deixar esses comentários sem resposta, especialmente aqueles que envolvem perguntas e consultas urgentes, é outro exemplo de erro grave que um profissional de marketing pode cometer.
É altamente essencial para uma empresa estabelecer uma conexão com os clientes como uma maneira de manter sua lealdade. Responder a feedbacks, sugestões e até reclamações deve ser feito de forma consistente.

4: Orçamento limitado ou mal investido em campanhas pagas

Muitas empresas tendem a ter crenças falsas em relação ao investimento em propaganda paga na internet. O primeiro erro é acreditar que não é preciso investir nem um dinheiro na internet. O segundo erro mais comum é achar que é preciso investir muito dinheiro em anúncios on-line.
A verdade é que o equilíbrio de estratégias é o melhor caminho para as empresas no marketing digital.
No cenário atual sabemos que somente o que chamamos de “orgânico” não é mais suficiente para obtermos bons resultados na internet. Com as mudanças recentes nos algoritmos das redes sociais as buscas por clientes nesses canais ficaram muito mais complicadas. Por outro lado temos aquelas pessoas que acham que é só impulsionar e pronto!
O que eles não sabem é que somente os anúncios não são mais suficientes para apoiar seus objetivos de marketing. Embora tecnicamente não seja um desperdício de tempo e dinheiro, combinar anúncios pagos com técnicas avançadas de marketing digital, como SEO e marketing de conteúdo, é muito mais eficiente e eficaz a longo prazo.

5: Negligenciar a análise de métricas

É impossível determinar o sucesso de uma campanha de marketing digital sem avaliar os resultados gerais e o desempenho de cada campanha. As postagens e os blogs de mídia social devem ser avaliados usando ferramentas de análise da Web, como Google Analytics ou e outras. Ter os números que medem ou descrevem o sucesso de todo conteúdo e campanha pode fornecer um indicador de se as mudanças na atual estratégia de marketing digital devem ser aplicadas.

Conclusão

É preciso aproveitar as oportunidades e preparar e seguir uma estratégia atualizada, essas são as chaves para uma campanha de marketing digital bem-sucedida. Esteja atento a esses erros de marketing digital para garantir que você esteja definitivamente no caminho certo para ter mais clientes e aumentar o crescimento dos negócios!

Deixe uma resposta

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, como posso ajudar?
× Como posso te ajudar?